Depressão e DTM

Você sabia que a depressão tem forte associação com DTM?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é um transtorno mental comum caracterizado por sentimentos de culpa, tristeza, baixa auto-estima, perturbações de sono, ausência de apetite, falta de energia e concentração. A depressão pode estar associada a outras doenças geralmente com sintomas de dor crônica, entre elas as disfunções temporomandibulares.

Diversos estudos têm confirmado a associação entre DTM e depressão. Pacientes deprimidos têm quase 4 vezes mais chances de terem DTM. Outros distúrbios psicoemocionais também apresentam aumentam o risco de desenvolver DTM, como a ansiedade, por exemplo.

A forte relação destas condições deve nos manter atentos durante o tratamento. É fundamental que os transtornos emocionais recebam atenção tanto quanto os sintomas físicos, pois isto aumenta o sucesso do tratamento. Ou seja, o manejo do paciente que apresenta essa relação deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar. Mais do que tratar de uma articulação, devemos cuidar do paciente como um todo, visando não só o alívio da dor, mas a melhora da qualidade de vida.

Na Bonotto Odontologia temos especialistas capacitados neste tipo de avaliação.

 

REFERÊNCIAS:

  1. Toledo BAS, Capote TSO, Campos JADB. Associação entre disfunção temporomandibular e depressão. Cienc Odontol Bras. 2008;11(4):75-79.

  2. Selaimen C, Brilhante D, Grossi ML. Depression and neuropsychologic testing in patients with temporomandibular disorders. Rev Odonto Ciênc. 2005;20(48):148-56.

  3. Bertolli E, de Leeuw R. Prevalence of suicidal ideation, depression, and anxiety in chronic temporomandibular disorder patients. J Oral Facial Pain Headache. 2016;30(4):296-301.

Postado em Blog, DTM por

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!