Estalidos e barulhos da ATM: o que são e o que fazer?

Existem dois tipos de ruídos que podem acontecer nas ATM: os estalidos e a crepitação.

Os estalidos da ATM geralmente são um sintoma do deslocamento do disco articular. Ou seja, a cartilagem que separa os ossos da ATM está deslocada e durante os movimentos bucais acaba “encaixando” na posição normal e no momento deste encaixe o paciente percebe um ruído do tipo “click”. O prognóstico desta condição é boa para maioria dos casos e o tratamento geralemnte só se faz necessário se houver dor envolvida ou ainda se o paciente começar a apresentar dificuldade de realizar movimentos bucais.

Já a crepitação parece um barulho de areia dentro da articulação e geralmente está associada a quadros degenerativos das ATM. Doenças como osteoatrite e osteoartrose levam a destruição dos tecidos moles e duros da articulação, aumentando o atrito intraarticular. Durante os movimentos bucais o paciente sente esta “aspereza” na forma de um ruído de crepitar. As doenças articulares degenerativas das ATM devem ser controladas e acompanhadas por um especialista em DTM e Dor Orofacial.

A Bonotto Odontologia (Dentista ATM / DTM em Curitiba) conta com especialistas preparados para orientar e fazer o manejo das doenças articulares que se manifestam com ruídos da ATM.

 

REFERÊNCIAS

  1. Franco R, Basili M, Venditti A, Chiaramonte C, Ottria L, Barlattani A Jr, Bollero P. Statistical analysis of the frequency distribution of signs and symptoms of patients with temporomandibular disorders. Oral Implantol. 2016l16(4):190-201.
  2. Cooper BC, Kleinberg I. Examination of a large patient population for the presence of symptoms and signs of temporomandibular disorders. Cranio. 2007;25(2):114-26.
  3. Critchley J. Severe bilateral click. Br Dent J. 2013;214(11)540.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!