Hábitos orais diurnos causam DTM

Os distúrbios temporomandibulares têm sido caracterizados como alterações envolvendo a musculatura mastigatória, as articulações temporomandibulares e estruturas relacionadas a estes.

Os indivíduos portadores da DTM apresentam vários sinais e sintomas comuns a esta patologia, como a dor e sensibilidade dos músculos mastigatórios e na ATM, presença de ruídos e limitação dos movimentos mandibulares.

As atividades parafuncionais podem ser diurnas e noturnas. Entre os hábitos diurnos se destacam o apertamento dentário, roer unhas, mastigação unilateral, morder lábios, bochechas e objetos (caneta, lápis, etc), sucção digital, mastigação de chicletes, má postura corporal e fumo. Esses hábitos podem prejudicar os indivíduos propensos a desenvolver uma DTM.

Portanto se você apresenta algum desses hábitos, cuidado! Você pode desenvolver sintomas de DTM. Se você já apresenta sinais e sintomas de DTM evite hábitos deletérios e movimentos abruptos e extensos mandibulares.

Procure um profissional especializado em DTM em Curitiba da Clínica Bonotto Odontologia e conheça as formas de tratamento dessa doença.

REFERÊNCIAS:

1. Zanini CFC. Os hábitos parafuncionais na disfunção da articulação têmporo-mandibular. Monografia de conclusão do curso de especialização em Motricidade Oral. Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica. Porto Alegre, 1999.
  2. Rodrigues JH, Biasotto-Gonzalez DA, Bussadori SK, Mesquita-Ferrari RA, Fernandes KP, Tenis CA, Martins MD. Signs and symptoms of temporomandibular disorders and their impacto n psychosocial status in non-patient university student’s population. Physiother Res Int. 2012;17(1):21-8.
  3. Michelotti A, Cioffi I, Festa P, Scala G, Farella M. Oral parafunctions as risk factors for diagnostic TMD subgroups. J Oral Rehabil. 2010;37(3):157-62.