Artrose e Artrite da ATM

A osteoartrite representa uma condição inflamatória de baixo nível que, ao afetar a articulação, resulta na erosão da cartilagem articular e degeneração do osso adjacente. Quando as alterações ósseas estão ativas a condição denomina-se osteoartrite. À medida que ocorre a remodelação, a condição torna-se estável mesmo que a morfologia óssea permaneça alterada designa-se, então, osteoartrose. Interpreta-se como osteoartrose uma condição não inflamatória com efeitos degenerativos semelhantes.

A osteoartrite é mais comum em mulheres e resulta na deterioração e perda da função.

O tratamento se baseia na redução ou eliminação do processo inflamatório, utilizando abordagens sistêmicas, locais e intra-articulares. Abordagens não invasivas são fisioterapia, medicação, goteiras oclusais e acupuntura, minimamente invasivas incluem injeções intra-capsulares de ácido hialurônico, artrocentese a artroscopia, invasivos artroplastia e extremos incluem a reconstrução condilar ou a substituição total da articulação. Os tratamentos citados visam recuperar a função e a qualidade de vida do paciente.

Se você desconfia que apresenta essas doenças procure um dentista em Curitiba da clínica Bonotto Odontologia para diagnosticar e intervir precocemente.

REFERÊNCIAS:

1. Kopp, S. (2006). Medical Management of TMJ Arthritis. In: Laskin, D. M., et al. (eds.) Temporomandibular disorders: an evidence-based approach to diagnosis and treatment Quintessence, 441-53.
  2. Mercuri, L. G. (2006). Surgical Management of TMJ Arthritis. In: Laskin, D. M., et al. (eds.) Temporomandibular disorders: an evidence-based approach to diagnosis and treatment. Quintessence, 455-68.

Tanaka, E., et al. (2008). Degenerative Disorders of the Temporomandibular Joint: Etiology, Diagnosis, and Treatment. Journal of Dental Research, 87, 296-307.