Você está usando placa oclusal o dia inteiro? Cuidado!

A placa oclusal é um dispositivo confeccionado de forma individualizada que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é controlar as forças que agem no sistema mastigatório, promover alívio dos sintomas de DTM e proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas adversas provenientes de hábitos parafuncionais.

A duração do tratamento depende dos objetivos e do diagnóstico do paciente. Porém, a indicação de uso é durante o período noturno (durante o sono). Tanto quando indicada para amenizar as consequências do bruxismo do sono, quanto para o manejo das DTM, não há suporte na literatura que justifique o uso contínuo por muito tempo.

A utilização da placa durante o dia todo pode causar alterações oclusais permanentes como alterações de posicionamento dentário e mordidas abertas anteriores ou posteriores, trazendo efeitos colaterais irreversíveis ao paciente.

Portanto, é importante procurar um profissional especialista DTM e Dor Orofacial para a melhor orientação sobre o regime de utilização da placa oclusal. A Bonotto Odontologia conta com especialistas para avaliar seu caso.

Agende sua consulta.

 

REFERÊNCIAS:

  1. Conti PCR. Oclusão e disfunção temporomandibular: conceitos atuais para conduta clínica. Livro do Conti. 2004.
  2. Costa Ym, Porporatti AL, Stuginski-Barbosa J, Bonardim LR, Speciali JG, Rodrigues Conti PC. Headache attributed to masticatory myofascial pain: Clinical features and management outcomes. J Oral Facial Pain Headache. 2015;29(4):323-30.
  3. Troeltzsch M, Messlinger K, Brodine B, Gassling V, Troeltzsch M. A comparison of conservative and invasive dental approaches in the treatment of tension-type headache. Quintessesnce Int. 2014;45(9):795-802.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!