Neuralgia do trigêmeo: quais os sintomas?

A neuralgia do trigêmeo é uma dor crônica, rápida e sem aviso prévio. A sensação da dor é de choque elétrico que dura de 1 a poucos segundos e a dor se estende sempre por uma área bem definida da face. A dor é deflagrada por estímulos leves, como o tocar da pele, secar ou lavar o rosto, vento e etc.

É mais comum entre idosos, mas pode aparecer em indivíduos mais jovens. Ocorre devido a alterações na superfície das células nervosas do nervo trigêmeo.

A neuralgia do trigêmeo é considerada uma das dores mais violentas que aflige os seres humanos. Os episódios são inesquecíveis e apresentam frequência variável de um indivíduo para o outro e sensação de dormência e formigamento também podem estar associadas.

O profissional sempre deve descartar a neuralgia do trigêmeo secundária a tumores intracranianos, esclerose múltipla e diabetes.

O tratamento é realizado com acompanhamento do neurologista e geralmente envolve o uso de remédios anticonvulsionantes. A neurocirurgia pode ser uma opção para casos que não respondem bem à terapia farmacológica.

 

REFERÊNCIAS:

  1. Benoliel R, Gaul C. Persistent idiopathic facial apin. Cephalalgia. 2017;1:33310247706349.
  2. Obermann M, Holle D, Katsarava Z. Trigemial neuralgia and persistente idiopathic facial pain. Expert Rev Neurother. 2011;11(11):1619-29.
  3. Ghodsi SM, Sefdarian M. Two times trigemial neuralgia resolution following hydrocephalus treatment in a patient with a high-voltage electric shock to his head: a case report and a review of the literature. Br J Neurosurg. 2017;21:1-5.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!