Acupuntura e DTM

Você sabia que a medicina tradicional chinesa é uma opção complementar para o auxílio do controle da dor da ATM?

    A Acupuntura consiste na punção de pontos específicos com agulhas muito finas e delicadas com finalidade de se obter o efeito terapêutico desejado. Além dos mecanismos de ação da medicina oriental (como gerar um equilíbrio do fluxo energético), hoje a ciência comprova que a Acupuntura induz a produção de diversas substâncias benéficas no nosso organismo. Dentre elas, a endorfina e serotonina que estão fortemente ligadas ao alívio da dor e sensação de bem-estar.

    No tratamento da DTM a acupuntura age na redução da sintomatologia dolorosa, na melhora dos movimentos mandibulares e na diminuição da atividade dos músculos da mastigação. Além disso, ela apresenta propriedades anti-inflamatórias e efeitos neuro-hormonais endócrinos.

A acupuntura tem sido incluída para tratamento das dores de ATM pelo fato de ser uma técnica não invasiva, reversível, segura e altamente individualizada para o paciente que atua tanto no controle da dor local, quanto no fator estresse emocional.

Consulte um especialista da Bonotto Odontologia para conhecer as alternativas de tratamento para a disfunção temporomandibular.

 

REFERÊNCIAS

  1. Borin GS, Corrêa EC, Silva AMT, Milanesi JM. Acupuntura como recurso terapêutico na dor e na gravidade da desordem temporomandibular. Fisioter Pesqui. 2011;18(3):217-22.
  2. Florian MR, Meirelles MPM, Souza MLR. Disfunção temporomandibular e acupuntura: uma terapiua integrativa e complementar. Odontol Clin Cient. 2011;10(2):189-92.
  3. Wu JY, Zhang C, Xu YP, Yu YY, Peng L, Leng WD, Niu YM, Deng MH. Acupunture therapy in the management of the clinical outcomes for temporomandibular disorders: a PRISMA-compliant meta-analysis. Medicine.2017;96(9): in press.
  4. Grillo CM, Canales Gde L, Wada RS, Alves MC, Barbosa CM, Berzin F,  de Souza Mda L. Could acupunture be useful in the treatment of temporomandibular dysfunction? J Acupunct Meridian Stud. 2015;8(4):192-9.

 

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!