Fisioterapia e a Disfunção da ATM.

Os profissionais indicados para definição do diagnóstico da Disfunção da ATM são os dentistas. Os fisioterapeutas podem auxiliar no tratamento de suporte para redução dos sintomas ligados aos problemas da ATM.

A Academia Americana de Desordens Carniomandibulares citou a fisioterapia como tendo um papel importante no tratamento das Disfunções de ATM.

A atuação da fisioterapia auxilia no alívio da dor muscular, na redução da inflamação e na restauração da função motora normal.

As intervenções mais comuns adotadas pela fisioterapia são a técnicas de terapia manual, exercícios, estabilização cervical e eletroterapia.

A terapia manual inclui a massoterapia que comprovadamente gera redução da dor e aumento da mobilidade da articulação. Os exercícios priorizam a musculatura mastigatória e da região cervical (pescoço) e atuam na melhora da força e da mobilidade da região. (McNeely et al, 2006).

3

Alterações posturais na cervical afetam o sistema mastigatório e geram espasmos musculoesqueléticos causando deslocamentos do disco da ATM. Portanto, exercícios da Reeducação Postural Global (RPG) são de extrema importância na recuperação dos pacientes com Disfunção da ATM.

A eletroterapia envolve aparelhos de ultra som, micro ondas, ondas curtas, laser, eletroestimulação transcutânea (TENS) e corrente interferencial que visam o relaxamento da musculatura e o alívio da dor.

Venha até a  Clínica Bonotto Odontologia em Curitiba e tire suas dúvidas sobre a Disfunção da ATM, lhe indicaremos o tratamento mais adequado.

Agende sua Consulta.

R: Padre Anchieta, 2454, Curitiba – Fone (41) 3024-3739

 

  1. Gray RJM, Quayle AA, Hall CA, Schofield MA. Disfunção da dor temporomandibular: Pode a electroterapia ajudar. Fisioterapia- Fisioterapia. 1995; 81: 47-5.
  2. McNeely ML, Armijo Olivo S, Magee DJ. Uma revisão sistemática da eficácia das intervenções de fisioterapia para desordens temporomandibulares. Phys Ther. 2006; 86: 7110-25.
  3. Oliveira KB, Pinheiro ICO, Freitas DG, Gualberto HD, Carvalho NAA. A abordagem fisioterapêutica na disfunção da articulação temporomandibular. Revisão da literatura. Med Reabil. 2010;29(3):61-4.

 

 

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!