Pacientes que correm mais risco: quem pode sofrer com a Disfunção da ATM?

Todas as pessoas, independente de gênero e idade são pacientes potenciais para o desenvolvimento da Disfunção da ATM.

No Brasil 40% das pessoas apresentam algum sinal da Disfunção da ATM. A sociedade Brasileira de Dor Orofacial afirma que 70% dos pacientes afetados são mulheres. A faixa etária das mulheres afetadas é entre 20 e 50 anos de idade. Os motivos dessa maior incidência em pessoas do sexo feminino ainda não está bem esclarecido clinicamente.
ATM-800x800

Pesquisas científicas observaram a presença da Disfunção da ATM em 35% das crianças e dos adolescentes. Os fatores desencadeadores podem ser estresse, ansiedade, de origem genética, traumatismos, maus hábitos como roer unhas, chupar chupetas, morder objetos, mascar chiclete, etc.

Esteja sempre atento aos principais sinais e sintomas relacionados à Disfunção da ATM como dor de cabeça, dor de ouvido, ruídos articulares, limitação da abertura e fechamento da boca.

Se você apresenta esses sintomas, venha fazer uma consulta de diagnóstico na Clínica Bonotto e nossa equipe altamente especializada ajudará você no tratamento da Disfunção da ATM em Curitiba.

1. http://sbdof.com/sobre-dtm-e-dor-orofacial/
  2. De Kanter RJAM, Truin GJ, Burgersdijk RCW, Battistuzzi PGFCM, Kalsbeek H, Kayser AF. A prevalência na populatiom adulto holandês e meta-análise de sinais e sintomas de desordens temporomandibulares. J Dent Res. 1993; 72: 1509-1518.
  3. Franco AL, Gonçalves DAG, Castanharo SM, Specialli JG, Bigal ME, Caparis CM. Migrane é a cefaleia primária mais prevalente em indivíduos com disfunção temporomandibular. J Orofac dor. 2010; 24: 1-6.
  4. Gesch D, Bernhardt O, Alte D, Schwahn C, Kocher T, John L et al. Prevalência de sinais e sintomas de disroders temporomandibular em uma população alemã urbana e rural: Resultados de um estudo de base populacional da saúde na Pomerânia. Quintessesce Int.2004; 35: 143-150.
  5. Salonen L, Hallden L, Carlsson G. Prevalência de sinais e sintomas de disfunção do sistema mastigatório: um estudo epidemiológico em uma população sueca adulto. J Craniomandib Dis Fac dor oral. 1990; 4: 241-50.