Disfunção da ATM: Tire suas dúvidas.

Tire suas dúvidas sobre a Disfunção da ATM.

Bonotto-02O que é a ATM?

A articulação temporomandibular pode ser definida como um grupo de estruturas anatômicas que em associação com os músculos permitem que a mandíbula realize diversos movimentos durante o ato mastigatório. Anatomicamente a mandíbula está unida ao crânio o que torna presente as conexões musculares e ligamentares com a região cervical formando um sistema funcional conhecido como sistema crânio-cérvico- mandibular.

Bonotto-03  Quais os fatores de risco?

Existem alguns fatores de risco envolvidos na gênese das Disfunção da ATM como: sexo, idade, anormalidades da oclusão, parafunção mandibular, fatores emocionais, trauma, atividade mandibular e interações senso-motoras.

Bonotto-04Como saber se eu tenho disfunção de ATM?

Os sintomas mais comumente encontrados são ruídos articulares, redução da mobilidade mandibular e sensibilidade ou dor na articulação temporomandibular, no ouvido ou nas principais regiões referentes à localização dos músculos mastigatórios, ou seja, têmporas ou ângulo da mandíbula.

Bonotto-05Qual a influência da disfunção da ATM na minha vida?

Alguns estudos relatam que a disfunção da ATM crônica apresenta algum grau de impacto da dor na vida das pessoas, especialmente nas atividades do trabalho, da escola, no sono e no apetite/alimentação. Além disso verificou-se também uma limitação da função social, do bem estar emocional e do nível de energia dos indivíduos que apresentam a disfunção.

Bonotto-06Como é realizado o diagnóstico?

Existe um íntimo relacionamento entre os músculos, a cabeça, a região cervical e o sistema estomatognático. Por esse motivo, o diagnóstico é uma ferramenta de grande importância para a definição dos fatores etiológicos. Os profissionais da Clínica Bonotto Odontologia são altamente especializados no diagnóstico e tratamento personalizado das disfunções da ATM. O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos de palpação muscular e articular, da análise visual e auditiva dos movimentos mandibulares, investigação postural, avaliação comportamental do paciente e histórico de dor. Os profissionais também contam com o auxílio de exames complementares específicos para a definição dos métodos de tratamento.

Bonotto-07Quais os tratamentos indicados para as disfunções da ATM?

Os tratamentos incluem técnicas de relaxamento, alterações comportamentais, prescrição de medicamentos, dispositivos intra-orais e em alguns casos intervenções cirúrgicas.

 

A Clínica Bonotto Odontologia é referência em Curitiba e região no tratamento de DTM. Com um atendimento personalizado e acessível, você consegue ter um diagnóstico preciso e tratar da melhor maneira possível.

 

 

Referências:

1. Maria Inês Baptistela Ferão, Jerferson Traebert. Prevalence of temporomandibular

dysfunction in patients with cervical pain under physiotherapy treatment. Fisioter

Mov. 2008;21(4):63-70.

2. Anamaria Siriani de Oliveira, Camila Colombo Bermudez, Rodrigo Alves de

Souza, Carina Maria Freitas Souza, Elton Matias Dias, Carlos Eduardo dos Santos

Castro, Fausto Bérzin. Impacto da dor na vida de pacientes com disfunçãoo

temporomandibular. J Appl Oral Sci. 2003;11(2):138-43.

3. Temporomandibular joint pain and dysfunction: a clinical study of emotional and

occlusal components. J Prosthet Dent.1972;28(4):412-22.

4. Stankovic S, Boskovic M, Ajdukovic Z, Kesic L, Alekson L, Radosavljevic R.

Neurophysiological conception of pain in craniomandibular disfunction. Med Pregl.

2008;61(9-10):478- 82.

5. Major PW, Nebbe B. Use and effectiveness of splint appliance therapy: review of

literature. Cranio. 1997;15(2):159-66.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e informações sobre os nossos tratamentos!