Disfunções da ATM

Disfunções da ATM, você sabe o que é?

Conhecida como doenças da modernidade, as Disfunções Temporomandibulares (DTM) tem uma relação bem próxima com o estilo de vida atual. Estresse, ansiedade, nervosismo e falta de tempo, podem estar associados à DTM.

O número de casos de indivíduos com algum tipo de desordem temporomandibular cresce a cada ano e já atinge cerca de 40% da população. Acende aqui uma luz: a chance de você ter ou desenvolver algum tipo de desordem temporomandibular durante a vida, não é baixa.

Essas alterações da função mandibular podem estar associadas à presença de dor. A dor durante a mastigação é um sintoma clássico de DTM, bem como a limitação de abertura da boca.

A DTM, que é multifatorial, atinge uma das articulações mais complexas do corpo humano, a ATM (articulação temporomandibular), sendo responsável pela principal ligação entre o crânio e mandíbula. Elas podem ter etiologia emocional (estresse, ansiedade), traumática (trauma físico), por hiperatividade muscular (apertamento e/ou abertura exacerbada) e estar associada a inúmeras outras causas.

É importante entender que as DTMs são inúmeras e só profissionais habilitados conseguem um correto diagnóstico e promover um tratamento adequado para os casos, que são específicos.

A Clínica Bonotto Odontologia é referência em Curitiba e região no tratamento de DTM. Com um atendimento personalizado e acessível, você consegue ter um diagnóstico preciso e tratar da melhor maneira possível.

Fontes:

OKESON, 2008; CARLSSON et. al, 2006