Sinais e Sintomas de Disfunção da ATM

As disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular) consistem de um conjunto de sinais e sintomas que envolvem os músculos mastigatórios e estruturas associadas. São alterações funcionais, que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala e que podem se apresentar na forma de várias alterações.

Os sinais são alterações do organismo que podem ser percebidas através do exame físico ou por meio de exames complementares, sendo um achado clínico objetivo. Já os sintomas são alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de saúde.

sinais e sintomas meio

Para se traçar um correto tratamento, é necessário que se procure um profissional habilitado para o tratamento dessas disfunções, por serem, muitas vezes, diagnósticos com certa complexidade.

A Clínica Bonotto Odontologia é referência em Curitiba e região no tratamento de DTM. Com um atendimento personalizado e acessível, você consegue ter um diagnóstico preciso e tratar da melhor maneira possível.

Referências:
Eduardo César Almada Santos. Avaliação clínica de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular em crianças. R Dental Press Ortodon Ortop Facial 3, Maringá, v. 11, n. 2, p. 29-34, mar/abril 2006.

Rosielle Santos das Neves Moura. Sings and symptoms of temporomandibular dysfunction: Literature review. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2013; 25(2): 135-40, maio-ago