Causas das Disfunções da ATM

A DTM (disfunção temporomandibular), que é multifatorial, pode ter etiologia emocional, traumática, por hiperatividade muscular e esta associada a inúmeras outras causas.

Apesar da DTM não apresentar etiologia definida, acredita-se que fatores funcionais (abertura e fechamento), estruturais (articulação) e psicológicos (estresse, quadro emocional) estejam reunidos, caracterizando multifatoriedade à origem da disfunção da ATM.

Entretanto, não se pode afirmar até que ponto estes fatores são considerados predisponentes ou, apenas, coincidentes.

Em virtude da complexidade etiológica e da variedade dos sinais e sintomas que podem, genericamente, também representar outras patologias, o reconhecimento e a diferenciação das disfunções temporomandibulares podem apresentar-se de forma não muito clara ao profissional.

Diante dessa situação, cabe aos profissionais da área ter um cuidado na identificação dos sinais e sintomas para destrinchar as principais causas que levam à doença.

A Clínica Bonotto Odontologia é referência em Curitiba e região no tratamento de DTM. Com um atendimento personalizado e acessível, você consegue ter um diagnóstico preciso e tratar da melhor maneira possível.

Referências:
Rosielle Santos das Neves Moura. Sings and symptoms of temporomandibular dysfunction: Literature review. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2013; 25(2): 135-40, maio-ago